34ª Mostra de Cinema de São Paulo

To pra voltar a escrever faz tempo…. e nada como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo pra me fazer voltar a escrever…
Vi hoje dois filmes, coincidentemente, ambos Dinamarqueses:

O primeiro, Rosa Morena, do diretor Carlos Augusto de Oliveira, conta a história de um dinamarquês homossexual e solteiro que quer adotar uma criança. Como não consegue fazê-lo na Dinamarca, vem ao Brasil para isso. Como também não conseguiria aqui por vias legais, resolve comprar uma criança. Meio que um Juno sério… segundo o roteirista, Morten Kirkskov (muito melhor que o diretor), a idéia é mostrar um dinamarquês mimado que acha que pode fazer qualquer coisa aqui no Brasil só porque ele é rico e europeu (teve um momento para algumas perguntas no fim do filme; perguntei se na Dinamarca esse problema de tráfico de crianças é tão visível quanto no Brasil e porque ele teve essa idéia; essa foi a resposta que eu obtive, em resumo). Votei como Muito Bom, só porque o final é um pouco sentimental e falso… mas não muito não, só um pouco.

O segundo é foda! Armadillo, de Janus Metz Pedersen, é um documentário sobre um pelotão dinamarquês que é enviado à base avançada de Armadillo, no Afeganistão. É uma base que fica a menos de 1km do campo de batalha. O filme retrata algumas coisas interessantes, como o quanto uma vida que não seja de um soldado vale nada para eles, o quanto eles não sabem e não ligam para o que significa essa guerra e o quanto a perspectiva de vida da maioria dos que lá estão é simplesmente continuar fazendo isso, mesmo que possam morrer (nenhum pelotão dinamarquês até então foi e voltou sem nenhuma morte). O filme é foda e não pelas super cenas de guerra, mas pelo que eles fazem quando não há guerra… Votei como excelente. Pra constar, ganhou o prêmio da crítica, em Cannes (Grand Prix – Semaine de la Critique 2010)

Vi um outro filme ontem, depois comento. E pretendo ver mais ainda até o final da Mostra…

Depois comento aqui todos que vir… por hora, recomendo esses dois, sem dúvidas.

2 comentários

  1. Rosa Morena e Armadillo são nomes de duas grifes de roupas femininas daqui do Rio… =D
    Verei os dois assim que puder. Beijão!

  2. Rosa Morena é um excelente samba… e fica mto bem no título do filme…

    E Armadillo é o nome da base militar no Afeganistão…

    Pena que são duas grifes… preferia que não fossem… mas vale a pena de qq jeito…

    Beijão!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s