FILMES

Cada vez mais, os filmes me encantam… algo pouco explicável… mas é assim. Com a intenção de divulgar informação, trocar opiniões e simplesmente satisfazer uma necssidade, vou divulgar aqui os filmes que assito, com notas e opiniões…

De qualquer jeito, os mais recentemente assistidos foram:

  • Abrazos Rotos – Pedro Almodovar, 2009
  • (500) Days of Summer – Marc Webb, 2009
  • Step Up 2 – John Chu, 2008
  • The Butterfly Effect – Eric Bress e J. Mackye Gruber, 2004

Os dois primeiros são excelentes… rcomendadíssimos… o terceiro, tem uma bela protagonista e bons passos de dança… só. Já o último, é muito bom. A atuação do menino (John Patrick Amedori) que representa o Ashton Kutcher aos 13 anos impressiona; a história é muito legal, bem trabalhada mesmo.

Mais filmes…

Nome Diretor País Gênero Ano Nota Comentário
Låt den räte komma in
(Deixa ela entrar)
T. Alfredson SUE DRA 2008 10,00 Excelente. A história é simpes, diferente, bastante imprevisível. Os personagens principais são intrigantes, e mesmo os coadjuvantes são interessantes. Eli e Oskar incriveis.
El Laberinto del Fauno
(O Labirinto do Fauno)
G. del Toro ESP MEX EUA DRA, FANT 2006 10,00 Fantástico. Fotografia incrível, atuação excelente. História envolvente, imprevisível, fantástica, no sentido de fantasia mesmo, e ao mesmo tempo, toca num assunto tão presente. Consegue fazer uma história de faz de contas triste falar do triste mundo real.
Inglourious Basterds
(Bastardos Inglórios)
Q.Tarantino ALE EUA AVE, DRA 2009 10,00 Excelente. Uma ficção baseada na realidade, como o próprio filme afirma, com uma história envolvente. Atuação impecável do Brad Pitt, um Hittler muito engraçado, atuação melhor ainda de Cristoph Waltz . Filme com tudo que um Tarantino tem direito… Trilha sonora espetacular, história não retilínia, improvável, imprevisível, e que da vontade de ver a próxima cena. Muito bom mesmo.
Alle Anderen (Todos os Outros) Maren Ade ALE DRA, ROM 2009 9,00 Excelente. Mostra com simplicidade e realismo a profundidade da relação entre duas pessoas, e como o mundo afeta, ou não, isso. O filme impressiona, e o final é excelente, apesar de deixar um gosto amargo. Algo como comer uma pimenta… O ardor forte não é tão agradável, mas depois o gosto é excelente.
Blindness
(Ensaio sobre a cegueira)
F.Meireles BRA CAN JAP DRA 2008 9,00 Filme muito bom. Baseado num livro do Saramago que eu ainda não li, mas me prendeu a atenção o tempo todo. Questões como a origem da sociedade, relação entre pessoas, deficiências, são postas de forma excelente.
Pirates of the Caribbean: The Curse of Black Pearl G. Verbinski EUA AVE 2003 9,00 Adoro filmes de aventura, mas esse é especialmente bom. Não só pela história, que nem é tãão atrativa assim, mas pelos efeitos especiais, montagem, fotografia, roupas… E a boa atuação de Orlando Bloom e a, não rara, porém excelente atuação de Johnny Depp. Além disso, a falta de previsibilidade é outra coisa que me atrai nos filmes, e nesse, apesar de não ser o forte, também não é o fraco da história.
Super Size Me M.Spurlock EUA DOC 2004 8,50 Um tanto exagerado. A comida não vai resolver o mundo. Ainda assim, mostra um problema importante que é a qualidade da comida…
Black Snake Moan
(Entre o Céu e o Inferno)
C. Bewer EUA DRA 2006 8,00 Atuação incrível da Cristina Ricci. Trama pouco previsível, aflorando relações humanas, sem muitos preconceitos.
Diários Proibidos
(Diarios de uma Nfinfómana)
C.Molina ESP DRA 2008 8,00 Mostra bem o drama da personagem, pouco previsível, mas as vezes peca por um exagero de sexualidade, meio à toa.
Seja o que Deus Quiser M. Salles BRA COM 2002 8,00 Muito bom. História inusitada, mas que corre bem. Alguns exageros, mas mostra bem  exclusão social e o preconceito que existem hoje, por mais que finjam que não exista. Final excelente.
Kicks
(Chutes)
L. Heyman ING DRA 2009 8,00 Divertido. Mostra o desespero da personagem, e mais ainda, a falta de perspectiva de vida dela, e o confronto com uma realidade não agradável. Destói um pouco a idéia do ídolo, mostra ele como ser humano.
Up
(Up – Altas Aventuras)
P. Docter e B. Peterson EUA ANIM 2009 8,00 Muito legal. Um pouco mais profundo do que a média das animações, piadas inteligentes e muito, muito bem feito. Vale muito a pena
El niño pez
(O menino peixe)
L. Puenzo ARG ESP FRA DRA, ROM 2009 8,00 História muito legal. Se passa de um jeito confuso, tipo o filme “Amnésia”, o que é muito interessante, apesar de as vezes dar a sensação de estar perdido na história. As atuações são ótimas e toca num assunto muito interessante. Imprevisível.
Hotel Atlântico S. Amaral BRA DRA 2009 7,50 Bom filme, grande atuação de Júlio Andrade. Mas é uma história meio estranha, e eu tenho a impressão que coisas de mais ficaram subentendidas; óbvio que em partes é pra isso mesmo, a ausência de nome do “Artista”, de nome das cidades, mas fatos da história ficaram muito subentendidos. Mesmo asism, muito bom, especialmente pela história despretensiosa, sem lições ou finais.
Maradona by Kusturica E. Kusturica ESP FRA DOC 2007 7,00 A história é muito boa. Mostra o Maradona para além do jogador; mostra a pessoa, político, personagem. Mas o filme em si poderia ser mais bem feito, mais atrativo. O diretor é um pouco passional demais.
Robots
(Robôs)
C. Wedge e C. Saldanha EUA ANIM 2005 7,00 Muito bem feito. Trama limitada, como quase qualquer animação infantil. Ainda assim, bom, além de elogiar a organização coletiva, pelo menos de leve. Além disso, gosto muito de animações.
Vincere
(Vencer)
M. Bellocchio FRA ITA DRA, HIST 2009 7,00 Bom filme, mas pra mim, falta um pouco de conteúdo político. Mostra pouco da trajetório de Mussolini, faltando um pouco de fatos, sobrando história. E em um dado momento, fica muito devagar. Melhora muito no terço final.
Ibrahim Laybad M. Hamed EGY Ação, DRA 2009 7,00 Mediano. A história é legal, mostra uma realidade interessante em uma parte do mundo distante. Mas se perde no tamanho… Seria melhor se acabasse antes. Chega a um clímax, e depois perde o ponto de terminar. Vale a pena
Bourne Idendity (A identidade Bourne) D. Liman ALE EUA CZE Ação 2002 7,00 História muito boa, para um filme de ação. Intrigas, romance, ação, tiros. O básico, mas com uma trama mais interessnate
Besouro J. D. Tikhomiroff BRA Ação, AVE 2009 7,00 Bom filme de aventura, um filme de luta mesmo, utilizando a capoeira. Mostra a luta dos ex-escravos no Brasil, liderados por Besouro. O problema é que fantasia demais em cima de um personagem real, que fez tudo isso que o filme mostra, mas sem seus orixás e sem voar.
Mission: Impossible III J. J. Abrams ALE EUA AVE, Ação 2006 7,00 Volta ao bom nível do primeiro filme da série, apostando mais na história do que na ação idota do segundo filme. Mas não se iguala ao primeiro. Bastante difícil de entender e imprevisível, ainda que seja óbvio que vai terminar tudo bem com os mocinhos.
Valkyrie
(Operação Valquíria)
B. Singer ALE EUA Ação, AVE 2008 7,00 A história é interessante, especialmente por ser real. Faz pensar em como seria uma Europa, e o mundo, se o nazismo não fosse tão louco… Bem feito, mas limitado em si mesmo. De longe, a atuação do Tom Cruise é limitada pelo próprio personagem. Talvez, seja uma história muito complexa pra se contar em um filme curto. Mesmo assim, vale a pena.
A Christmas Carol
(Os Fantasmas de Scrooge)
R. Zemeckis EUA ANIM 2009 6,50 Muito bem feito, mas a história é bem previsível. Não gosto muito de finais felizes, especailmente quando são óbvios e forçados. De qualquer forma, é legal e muito, mas muito bem feito. Visto em 3-D, vale muito a pena, mesmo que pra ver só uma vez.
Guardian, The (Anjos do Mar) A. Davis EUA DRA 2006 6,00 Previsível em boa parte, mas não chato. Final não previsível, ainda que meio clichê, do tipo o herói se suicida pra salvar o outro. Melhor do que eu esperava.
Singularidades de uma Rapariga Loira M. de Oliveira ESP FRA POR DRA, ROM 2009 5,00 O filme é médio e decepciona pelo potencial que tinha, e que não explora. Baseado num conto de Eça de Queirós, que tem boas histórias, ainda que se enrole no próprio realismo de Eça. Mas a forma de filmar que o diretor adota, gera um filme um tanto incompleto e com um ritmo ruim. Peca ao faltar profundidade nas personagens e nas relações entre elas. A “rapariga” poderia ser muito mais interessante.
Covenant, The (O Pacto) R. Harlin EUA Terror, Ação 2006 4,00 Gosto de filmes que exploram histórias de bruxos, meio que “baseadas na realidade”. Mas esse é muito previsível,. Tem o bonzão, o melhor amgo, o amigo encrenqueiro, o amigo do encrenqueiro, a menina bonita e o malzinho com uma história de incompreensão e abandono. E o bonzinho ganha no fim, com um ato heróico do pai que até então fora mal e distante. O casal principal termina junto e há um gancho para uma continuidade… Nada mais óbvio.
A Walk to Remember
(Um Amor Para Recordar)
A. Shankman EUA DRA 2002 2,50 Previsível, clichê e falso. Bastante sem graça.
The 6th day
(O Sexto Dia)
R. Spottiswoode EUA FIC, Ação 2000 6,00 Trabalha um tema interessante, com um “ator” muito ruim (Schwarzenegger). A história não é excelente, mas nem é tão péssima assim. Pro nível do Schwarzenegger, é um filme razoável. Tirando seus 3 bons filmes, o resto…
Mr. Brooks B. A. Evans EUA DRA, MIST 2007 8,00 Bom filme. Em geral, tenho duvidas com os filmes do Kevin Costner, especialmente os da TV… Mas é bom, um enredo sem puritanismos, pouco previsível… Não sei exatamente porque, não é tão empolgante, mas vale a pena assistir.

1 comentário

  1. muitas coisas interessantes por aqui hein… e muitas das que eu quero ver ainda…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s